Ao observarmos o Parque hoje, percebemos uma pluralidade de
culturas implícitas em um curto espaço físico. Porem toda essa pluralidade só
veio a acontecer depois da reforma, pois Antes o local era “dominado” pela
cultura do skate.
Ao analisarmos brevemente a cultura do skate, percebemos que
antigamente os mesmos eram taxados de “drogados e vagabundos” isso tudo por seu
estereótipo (roupas largas, surradas, etc.). A pista por sua vez também não
possui muitos créditos, e sua aparência de abandono “afastava” as pessoas.
De certa forma podemos concluir que a reforma, Trouxe uma
mudança na identidade do local, que antes era frequentada apenas por skatistas,
e que agora possui uma gama maior de culturas.
E por não termos uma identidade fixa, essa pluralidade pode trazer algumas mudanças para essas identidades, que antes podiam não ter nenhuma relação entre si, mas que agora estão em um espaço que de certa maneira os interligam. E a medida Que isso vai acontecendo cada indivíduo começa a compreender melhor a “identidade cultural” alheia.
“O sujeito, previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades... O próprio Processo de identificação, através do qual nos projetamos em nossas identidades culturais, tornou-se mais provisório, variável e problemático.” (HALL, 1999, p.12)
Outro
ponto interessante para este entendimento o e a “aceleração de processos globais, de forma que se sente que o mundo é
menor que as distancias mais curta, que os eventos em um determinado lugar têm
um impacto imediato sobre pessoas e lugares situadas a uma grande distância”
(HALL, 1999, p.69)E por não termos uma identidade fixa, essa pluralidade pode trazer algumas mudanças para essas identidades, que antes podiam não ter nenhuma relação entre si, mas que agora estão em um espaço que de certa maneira os interligam. E a medida Que isso vai acontecendo cada indivíduo começa a compreender melhor a “identidade cultural” alheia.
“O sujeito, previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades... O próprio Processo de identificação, através do qual nos projetamos em nossas identidades culturais, tornou-se mais provisório, variável e problemático.” (HALL, 1999, p.12)
Época liquida moderna.
“Mundo em nossa volta
está repartido em fragmentos mal coordenados, enquanto as nossa existências
individuais são fatiadas numa sessão de episódios fragilmente conectados” (BAUMAN,
2005, p. 15)
Para Bauman não existe uma identidade propriamente dita, e
sim um movimento em direção a algo ainda indeterminado.
Sendo assim ele utiliza uma forma metafórica pra descrever o conceito de “identidade”.
Sendo assim ele utiliza uma forma metafórica pra descrever o conceito de “identidade”.
A identidade pode ser comparada com um quebra-cabeça, onde
várias peças formam “uma”, porem existe uma diferença no que tange o jogo e o
conceito de identidade.
No quebra cabeça comum já existi uma imagem pré-definida em
que deve-se chegar, sem contar que o mesmo não possuí lacunas, e tendem a não
ter peças faltantes o sobrantes. Sendo “no
jogo a tarefa é direcionada para o objetivo” (BAUMAN, 2005, p. 55)
No caso da identidade não existe uma imagem pré-definida, as
imagens juntadas são diferentes, por muitas vezes conflitantes,
impossibilitando de ter um resultado coeso e unificado. Na “identidade, o trabalho é direcionado para os meios” (BAUMAN, 2005, p.
55)
Senso assim podemos considerar que a identidade encontrada
no “parque” está em constante mudança, se comunicando e se interligando aos
poucos.
“as identidades
flutuam no ar, algumas de nossa escolha, mas outras infladas e lançadas pelas
pessoas em nossa volta, é preciso estar em alerta constante para defender as
primeiras em relações às ultimas” (BAUMAN, 2005, p. 19)
a conclusão ficou bem melhor, parabéns.
ResponderExcluir